Como saber se a tomada é 127 volts ou 220 volts

Para saber se uma tomada é 127 volts ou 220 volts, é necessário ter conhecimento básico de eletricidade e tomar alguns cuidados ao utilizar aparelhos elétricos em casa. A tensão é a medida da força que move a corrente elétrica e é importante entender a diferença entre as duas tensões para garantir a segurança na utilização de dispositivos elétricos.

A maioria dos aparelhos elétricos é projetada para funcionar com uma tensão elétrica de 127v ou 220V, sendo que alguns são bivolt e podem funcionar com ambas. Por isso, é importante verificar a tensão elétrica necessária para o aparelho antes de conectá-lo a uma tomada. A informação da tensão necessária pode ser encontrada em uma etiqueta ou no próprio corpo do aparelho. Por exemplo, uma escova secadora bivolt pode ter a inscrição “127V” ou “220V” no cabo de alimentação ou na própria carcaça do aparelho.

Caso o aparelho precise de 127 volts, é necessário utilizar uma tomada com essa voltagem. Se a tomada for 220 volts, o aparelho pode ser danificado. Por outro lado, se o aparelho precisar de 220 volts, uma tomada de 110 volts não será suficiente para alimentá-lo corretamente.

Lembrando que a maioria dos aparelhos eletrônicos como televisão, videogame, carregador de celulares, notebooks, entre outros, são bivolt e funcionam em uma faixa de tensão de 100 volts a 240 volts.

Como identificar a tensão da tomada?

Uma forma mais adequada de identificar a tensão da tomada é usar o voltímetro ou o multímetro.

É importante saber qual a tensão de alimentação da rede elétrica da sua cidade ou estado.

Exemplo: no estado do Espírito Santo a tensão elétrica é 127V, caso alguém instale uma tomada 220V ela deverá ser identificada com uma etiqueta. É uma boa prática usar módulos vermelhos para tomadas 220V nesses casos, mas a NBR-5410 obriga apenas o uso de etiquetas.

Como transformar 127 volts em 220 volts?

É muito comum surgir a necessidade de transformar alguma tomada de 127V para 220V ou o contrário. Situações em que pessoas mudam de estado com tensões elétricas diferentes, trocar a tensão do chuveiro ou do ar condicionado, etc.

Em qualquer uma delas é importante que seja feito por um eletricista profissional, pois exige conhecimento e responsabilidade.

Assim como, em caso de dúvidas ou dificuldades para identificar a tensão da tomada ou do aparelho, é recomendável buscar a ajuda de um eletricista profissional. Um eletricista pode medir a tensão da tomada e indicar as medidas necessárias para garantir a segurança na utilização dos dispositivos elétricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×